Venha para Tiradentes!
Tiradentes – MG
Em 1702, após ser descoberto ouro as margens do Rio das Mortes, o local que até então era denominado de Ponta do Morro, com o afluxo crescente de garimpeiros, transformou-se em arraial. Tempos depois passou a se chamar Santo Antônio da Ponta do Morro, em referência a capela que os moradores ali ergueram em devoção ao santo.
Com a abundância do ouro, o local desenvolveu-se rapidamente, sendo elevado a categoria de vila em 1718, com a denominação de São José Del Rey.
Com a decadência do ouro, a coroa portuguesa lançou a derrama, exigindo o pagamento dos impostos atrasados do quinto do ouro. Essa atitude da metrópole fez nascer um sentimento revolucionário chamado Inconfidência Mineira.
O líder desse movimento, José da Silva Xavier, o Tiradentes, nascido na região, foi enforcado em praça pública após o delato de um de seus companheiros. Em 6 de dezembro de 1889, o governo republicano passa a chamar a cidade de Tiradentes, em homenagem ao herói que lutou pela independência do Brasil pela primeira vez.
Em 1938, a cidade foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional por preservar um conjunto arquitetônico colonial quase intacto. Nele se destaca a Matriz de Santo Antônio, com belas formas em sua fachada esculpidas por Aleijadinho, além de várias outras igrejas e museus. A Maria-Fumaça, que liga Tiradentes a São João del-Rei, funciona ininterruptamente desde 1874, quando foi construída.
Importantes eventos acontecem em Tiradentes, como o Festival de Gastronomia e Cultura e a Mostra de Cinema, sendo a cidade considerada um dos mais importantes pólos turísticos brasileiros.